Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanha nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Parede com textura: como usar na decoração do meu lar? 08.12.2017

Voltar


Parede com textura é um recurso multiuso: disfarça imperfeições, traz contraste e pode ser utilizado como ponto focal (aquele detalhe que todo mundo olha assim que entra no cômodo). Além disso, as várias opções de acabamento permitem combinações que se adequam a todos os tipos de ambiente e estilos de decoração.[ Ver Mais ]


Neste post, traremos informações sobre alguns tipos de textura e dicas de como utilizá-las para valorizar sua casa ou apartamento. Acompanhe:


Como aplicar textura nas paredes?


Chapisco ou Chapiscado


Remete à fase anterior da aplicação de revestimentos finais, tendo um aspecto bem rústico. Pode ser feita de maneira mais grosseira ou suave, dependendo dos materiais utilizados.


Apropriada para áreas externas, pode ser aplicada em muros e fachadas. Prefira cores escuras, pois as claras tendem a ficar com o aspecto de "sujas" rapidamente. Você também pode combinar a textura com a delicadeza de folhagens e flores para suavizá-la (fica ótima na parede do jardim, por exemplo).


Lembre-se de que texturas "grosseiras", com pontas, devem ser evitadas em ambientes de passagem, como corredores estreitos, para que não haja o risco de alguém arranhar o braço ou desfiar a roupa. Por isso, são mais indicadas para ambientes externos e amplos ou em paredes fora de alcance, como as do jardim de inverno.


Grafiato


Com aspecto mais leve, o grafiato também é muito utilizado em áreas externas por seus componentes impermeáveis. Seu efeito de ranhuras é variável e proporciona aparência rústica, assim como o chapiscado, mas de forma mais elegante. Está disponível em várias cores.


Caso opte por usá-la num cômodo, escolha uma parede de destaque (atrás da TV ou combinada com o espelho da sala de jantar, por exemplo) e mantenha as outras lisas e com cores neutras para manter o visual leve.


Tecidos (Linho, Jeans, Camurça)


Se você procura um bom substituto para o papel de parede, texturas que imitam tecidos são a solução ideal. São diversas opções de acabamentos e cores com efeito elegante e delicado, perfeitas para área íntima.


Por serem texturas leves, você pode utilizá-las em mais de uma parede no mesmo ambiente, desde que opte por cores suaves. Combine-as com quadros, porta-retratos, arranjos de flores e utilize iluminação direcionada para realçá-las (fitas de led, abajures, spots ou o que mais seu orçamento permitir).


Cimento queimado, aço escovado, concreto aparente


Perfeitas para seguir a tendência da decoração industrial, essas textura são mais utilizadas em tons de cinza e proporcionam ambientes modernos, sóbrios e requintados.


Elas são comumente aplicadas em lofts ou salas com pé direito duplo, ambientes amplos e até garagens (quando usadas como área social). Combine com madeira e objetos pontuais de cores marcantes.


O que é preciso para fazer uma parede com textura?


Os materiais variam de acordo com a textura escolhida, mas, de modo geral, você vai precisar de:



  • Tintas e/ou gel de efeitos ou massa para textura;

  • Rolos ou trinchas ou escovas;

  • Desempenadeiras lisas/dentadas de plástico ou metal;

  • Espátulas; fita crepe; lixa;

  • Balde com água, pano para limpar, espuma para umedecer;

  • Escadas/andaimes para áreas altas.


Paredes com textura costumam ser tema de vídeos DIY (Faça Você Mesmo) pela facilidade de aplicação. Mas, caso sinta-se inseguro para por — literalmente — a mão na massa, não hesite em contratar um profissional.


As texturas oferecem infinitas possibilidades para enriquecer a decoração a custos baixos. Mesmo quem está com orçamento apertado, economizando para realização de sonhos maiores, pode tirar proveito da sua versatilidade.


Já escolheu qual será sua parede com textura, o tipo de acabamento e as cores? Conta tudo pra gente aqui nos comentários!


CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone